Passeio nos sítios geológicos

Explorar os mistérios do Geoparque do Pai Mateus é simplesmente fascinante, poder conhecer a história de perto, sentir toda a energia das pedras gigantes é uma experiência inesquecível.

E para quem pensa que é só o lajedo de Pai Mateus, viajar pelas trilhas daqui é descobrir lugares até então desconhecidos de muita gente.

É um verdadeiro Safari nordestino, com observação de animais e plantas típicos da nossa região, aprender um pouco sobre eles e entender a cultura do Sertão do Cariri paraibano. Continue lento, pois vou te contar os destinos que você pode conhecer.

Os locais visitados são sítios geológicos e arqueológicos que pertencem as fazendas localizadas no entorno do Hotel Fazenda Pai Mateus, e os mais visitados são:

1) Lajedo de Pai Mateus (sítio geológico/arqueológico): a 4,0 km do hotel;

2) Mirante da Serra: a 1,5 km do hotel;

3) Lajedo de Manoel de Sousa (sítio geológico/arqueológico): a 2,0 km do hotel;

4) Lagoa de Bento (sítio geológico e cenário do filme Por Trás do Céu): a 2,5 km do hotel;

5) Lajedo de Manoel de Jorge (sítio geológico) : a 4,5 km do hotel;

6) Pedra do Cálice (sítio geológico): a 3,0 km do hotel;

7) Muralha do Meio do Mundo (sítio geológico): a 5,0 km do hotel;

8) Pedra do Gavião / Serra da Aldeia (sítio geológico) ; a 5,0 km do hotel.

Todos tem como característica principal as formações geológicas e beleza cênica única.

As visitações podem ser feitas diariamente e os horários das saídas durante a manhã são: 09:00, 09:30, 10:00 e 10:30h e  durante a tarde de 15:00, 15:30, 16:00 e 16:30h.

O acompanhamento do guia nativo é obrigatório em todos os passeios. No vídeo abaixo o nosso guia mostra o barulho de água quando passamos a mão do Cacto Facheiro.

 

 

Cada visitação dura em média 2 horas e não aconselhamos as visitações entre 11:00 h e 15:00 h devido ao nosso clima semi árido apresentar baixa umidade relativa do ar tornando-o bastante seco e desconfortável além da alta temperatura nesse horário.

Por isso, sugerimos vestir roupas leves e tênis e trazer consigo óculos de sol, chapéu ou boné, protetor solar e medicamentos de uso pessoal.

O deslocamento para as visitações é feito nos veículos dos visitantes pois não dispomos de serviços de traslado. Não é necessário marcar o passeio com antecedência, basta chegar e falar diretamente na recepção.

Em 1979 o médico Crysóstomo Lucena adquiriu a propriedade onde, posteriormente, construiu o Hotel Fazenda Pai Mateus. Durante anos dedicou-se às atividades agropecuárias tradicionais e no ano de 1997, após a visita do geólogo Eduardo Bagnoli, decidiu de forma pioneira iniciar com recursos próprios as atividades de entretenimento na região, com a construção do Hotel para dar apoio aos visitantes do Lajedo de Pai Mateus e seus adjacentes. Mas a história não termina por aqui, sabia como esse sonho se tornou realidade atraindo pessoas de todo o mundo para conhecer a história do lajedo de Pai Mateus.

 

Simples como uma mensagem de Whatsapp

Uma experiência inesquecível

Orçamento de reserva
ABMB
Whats